vendredi, mai 4

2007 mai 04

Tem feijao sim senhor, e foi o prato do dia hoje.
Depois de ter ficado de molho na agua de ontem pra hoje, pra dar uma amolecida ficou pronto em 3 horas de fogao (apesar do fogao aqui ser eletrico ele é surpreendentemente mais forte que o que nós temos no Brasil, tudo ferve muito mais rápido, é preciso tomar muito cuidado pra nao queimar nada). Dei uma leve exagerada no sal, mas pro primeiro ta bom. Entao é moleza fazer uma feijoada aqui, e nao sai caro.
Depois de comer fui comprar disquete pra poder imprimir curriculo no Emplois Quebec, que nao acessa internet por segurança.
Comprei o disquete (tive que comprar uma caixa). Ai fui em um cyber café perto de casa, era de um casal, me pareciam indianos, me atenderam muito bem (um tratamento mais caloroso que o dos canadenses), um lugar muito amplo e bem decorado, os computadores eram muito legais, com umas telas do tamanho da minha televisao no Brasil, claro que aqui é normal, mas eu ainda nao tinha usado, muito legal.
Ai gravei o CV no disquete e parti pro Emplois Québec, cheguei lá e mais uma vez a pessoa da sala muitiserviços nao estava. Até aqui funcionário público enche o saco. Nao tanto, nem da mesma forma, nem com a mesma arrogancia, mas enche. E também as únicas pessoas que estavam lá eram drogados e loucos de todo gênero, acredito que precisa estar ligado ao Emplois Québec para receber o seguro desemprego, e acho que esses caras estavam lá para isso pq todo mundo era sujo e mal vestido..... enfim, nao pareciam estar realmente querendo achar emprego.
Assim sendo, resolvi voltar pro cyber café e pagar pra emprimir os curriculos pq essa demora para começar a procurar emprego já estava me incomodando. Acabou saindo barato. Infelizmente nao tive ajuda de ninguem para corrigir o francês, e fiz o melhor que deu.
Ai finalmente com curriculos em maos fui às agências de emprego.
Foi entao que eu comecei a me dar conta do tamanho e do profissionalismo das coisas aqui.
Quando vc quer um emprego melhorzinho, a primeira coisa é que vc tem que saber para qual cargo vc quer, e depois vc tem que ter algum tipo de experiencia ou estudo na area. Das quatro agencias que eu tinha pra ir, fui em três. Em uma delas jâ fiz a entrevista em francês, o pior é nao saber quando está errando e nem o que. Nao tem curso de lingua que te prepare para esse tipo de situaçao.
Quando cheguei em casa o Fernando deu uma olhada no meu curriculo e confirmou que realmente ele tem que ser melhorado e já me enviou exemplo de curriculo e me mostrou um site com os termos que eu vou precisar. O próximo vai ser bom. Enquanto isso pretendo partir para uma abordagem mais direta e entregar o curriculo direto nos lugares que estao contratando para posiçoes mais simples, ate para conseguir o que eles chamam de experiência de trabalho canadense. Quero arranjar trabalho de uma vez para ficar tranquilo.

Aucun commentaire: